Blog Viver em Condomínio

Zampieri na Mídia: Compliance Condominial ganha força como combate a fraudes e como estratégia de transparência

26.06.2025, Por: Zampieri Comdomínios

A reportagem abaixo foi publicada originalmente no Portal CBN Maceió. Clique aqui e confira!


Em Maceió, a Zampieri Condomínios aposta no 'Compliance Condominial' para combater fraudes e promover a transparência na gestão de condomínios. Com um modelo de gestão premiado, a empresa foca em ética, tecnologia e transparência para transformar a administração condominial.


A atuação da administradora se destaca, a começar pela adoção do modelo de gestão especializada, consolidado nos outros estados do país, e que se opõe ao formato comum em Alagoas, onde é padrão a concentração da administração condominial e da terceirização de serviços numa única empresa.


Ao separar as funções, a Zampieri que atua na gestão e administração, elimina conflitos de interesse e reforça o compromisso com a transparência na administração. 


"O compliance começa justamente por essa separação. Nossa responsabilidade está na gestão: orçamento, prestação de contas, apoio ao síndico, contas a pagar e receber, controle de tributos, RH e todos os processos. Isso evita acordos informais e garante independência", afirma Solange Syllos, diretora da Zampieri.


Ela também destaca a importância da conformidade com leis e regulamentos, garantindo uma gestão financeira excelente e a proteção dos interesses dos condôminos.


"Compliance, em sua essência, significa estar em estrita conformidade com as leis, regulamentos internos e os mais elevados padrões éticos. A ideia, já consolidada em empresas e instituições públicas, agora chega ao ambiente condominial como um diferencial que se traduz em uma excelente gestão financeira, contratos claros e auditáveis, processos de tomada de decisão transparentes e, acima de tudo, a garantia de que os interesses de todos os condôminos são protegidos e respeitados", explica.


Mas, como se preparar para evitar fraudes na gestão dos condomínios? Existem alguns mecanismos de fraudes, como comissões e "presentes" na relação síndico-fornecedores, além da contratação de empresas com contratos integrados, que podem gerar conflitos de interesses. "Algumas práticas indevidas que observamos no mercado são cobranças duplicadas, desvio de verbas, alterações não autorizadas em contratos, desvio do fundo de reserva, não cumprimento de obrigações trabalhistas e tributárias, da CCT, inclusão de faturas de compras não relacionadas ao condomínio", pontua a diretora da Zampieri.


A Zampieri, por exemplo, defende que um dos pilares do programa de compliance é a garantia de que as escolhas de fornecedores e prestadores de serviço sejam baseadas exclusivamente na qualidade e no custo-benefício para o condomínio, sem qualquer tipo de vínculo ou interesse particular. Isso assegura a melhor solução para o condomínio e a integridade em todas as negociações. Para ajudar o síndico, a empresa disponibiliza uma relação de fornecedores de diversas áreas, que passam por uma criteriosa análise para garantir que são empresas que atuam de acordo com a legalidade. Mas, claro, a decisão final sobre a contratação é do síndico.


A sociedade da Zampieri com a Lello Condomínios, maior administradora da América Latina, também fortalece essa estrutura, permitindo o uso de tecnologia de ponta, inteligência de dados e ferramentas digitais já testadas em mais de 4.200 condomínios em São Paulo. Um diferencial que dá musculatura técnica à operação local com mais de 1,5 milhões de clientes ativos na base.


Com mais de 30 anos de atuação no mercado imobiliário e uma trajetória marcada pela confiança dos clientes, a Zampieri vem mostrando que é possível e urgente elevar o padrão da gestão condominial em Alagoas.


"A função do síndico é estratégica. Nossa missão é garantir que ele tenha respaldo profissional e segurança jurídica para tomar decisões que beneficiem a coletividade. E isso só é possível com processos transparentes e uma cultura de integridade", finaliza Solange.

VEJA MAIS POSTS